Dicas: Limpar móveis em MDF

A limpeza de superfícies em MDF ainda costuma gerar dúvidas entre os consumidores. Para entender como conservá-lo, é importante conhecer bem o produto que se tem em casa.

O MDF ao longo dos anos se tornou o principal e melhor substituto para a madeira, sendo fabricado através da aglutinação e prensa de fibras de madeira, resinas sintéticas e outros aditivos responsáveis pela liga.

Esse processo dá origem ao “miolo” da chapa, que depois recebe revestimentos com padrões, texturas e cores variadas. Por trás da fabricação do MDF existe um grande investimento em tecnologia, para que o resultado seja um material estável, de excelente qualidade, resistente, leve e de versatilidade incomparável, com características mecânicas muito próximas à da madeira.

Isso ajuda a entender por que a manutenção de móveis em MDF não deve seguir a mesma cartilha de conservação de móveis em madeira nobre, que sugere o uso de produtos como silicones, ceras e lustra-móveis, por exemplo.

A limpeza do MDF é muito mais simples. Para realizá-la, basta utilizar um panomergulhado em água e muito bem torcido, que deve ser passado sobre o móvel para a remoção da poeira. Em seguida, a superfície deve ser seca com a ajuda de um pano limpo e macio.

Se houver manchas resistentes, pode-se utilizar um pouco de sabão neutro (não alcalino) ou álcool. Não é recomendada a utilização de panos encharcados, produtos químicos e abrasivos, ceras, lustra-móveis, detergentes não neutros, saponáceos e esponjas, buchas ou palhas de aço.

Em se tratando de armários de cozinha, especialmente naquelas onde são preparadas frituras frequentemente, pode-se utilizar um pouco de sabão de coco. Desengordurantes e limpadores multiuso devem ser usados somente em caso de extrema necessidade.

Share: